vá para o meu novo blog

vá para o meu novo blog
e seja abençoado!

pular introdução

Para deixar o seu recado clique Contact Us

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ANOMIA e CIDADANIA

No contexto brasileiro o fenômeno da anomia social pode ser entendido não apenas como a ausência de processos normativos, mas também na descrença daquilo que regulamenta a vida em comum dos seres sociais. Com isso, tornase claro ao indivíduo que o que “é certo” passa a ser “questionado ou duvidoso”; e o que era “incorreto”, pode ser considerado “vantajoso e seguro”.

Considera-se que anomia é uma condição social em que as normas reguladoras do comportamento das pessoas perdem a validade. Onde prevalece a impunidade, a eficácia das normas está em perigo. As normas parecem não mais existir ou, quando invocadas, resultam sem efeito. Tal processo aponta no sentido da transformação da autoridade legítima (o Estado) em poder arbitrário e cruel.

Temos no nosso dia-à-dia temos o proverbio “tem lei que não pega”.

Nas sociedades contemporâneas assiste-se ao declínio das sanções. A impunidade tornase cotidiana. Esse processo é particularmente visível em algumas áreas da existência social. Tratase de áreas onde é mais provável ocorrer a isenção de penalidade por crimes cometidos. São chamados de “áreas de exclusão”, onde: primeiro as pessoas acabam tomando as leis em suas próprias mãos; uma Segunda área afeta a juventude. Constatase que em todas as cidades modernas os jovens são responsáveis pela grande maioria dos crimes, inclusive os crimes mais violentos. A delinquencia juvenil; Uma terceira é o reconhecimento, por parte do cidadão comum, de espaços na cidade que devem ser deliberadamente evitados. o que traduz na quebra do monopólio da violência em mãos dos órgãos e indivíduos autorizados; Uma Quarta área de exclusão diz respeito a própria falta de direção ou orientação das sanções.

O que porém estes conceitos de anomia tem que ver com o nosso dia-à-dia?

Tudo!

Entendemos que a o produto(serviço) que a Segurança Pública que vender ou pelo menos produzir tem como matéria prima a ostensividade e é a sensação de segurança. Como toda sensação ela não pode ser medida em kilos ou tempo. Não posso adquirir um kilo de Segurança ou meia duzia de paz. Ele deve ser produzida no cotidiano do cidadão.

É o contra-ponto da anomia, ou pelo, a ela se contra-põe.

Quando a policia aparece e faz cumprir as Leis, e recebida pela população com confiança, quando chega a ser desejada pelas comunidades. A anomia perde a sua força.

Eu sinceramente acredito que a presença da polícia incute nos destinatário do seu serviço, a noção de cidadania que nenhum ourto isntrumento social pode dar. Por isto sempre incentivo a paraticipação da comunidade na atuação da polícia, procuro fazer entender que o serviço será tanto melhor quanto maior for a aparticipação no ser ecercício.

Podemos ter uma comunidade, assim, entendendo que a sua participação na vida da sua cidade é o que o torna um verdadeiro cidadão.

Qual é pois o meu papel? É o de simplesmente cumprir a Lei, como aprendemos desde os bancos escolares, e de também, fazer cumpri-la.

É uma questão muito mais de combater este sentimento (fenomeno) de anomia. É um ecercício muito sério de cidadania.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa tarde Corenel MARCOS!
Ontem 27/09 assiti na TV LOKAL sua entrevista com relação aos trbalhos efetuados em nosso bairo e adjacências.
Gostaria de parabenizar não só a vc ,mas toda equipe, afinal Segurança Pública hoje em dia é um assunto de todos,mas principalmente de pessoas colaboradoras e destemidas de qualquer repressão.
Com certeza nossas ruas, nossos bairros, nosso estado, nosso país e nosso planetas precisam de uma mudança radical de pensamentos e posturas.
Não adianta cobrarmos das autoridades, posturas que nem sequer são ensinadas aos nossos filhos, já que o "must" é tirar proveito das pessoas e situações.....Só será o "esperto" aquele que melhor se der em cima do mal alheio...Com certeza enquanto isso não mudar não haverá mudança e perspectivas de alguma melhora.
Entretanto, gostaria de mesmo assim parabeniza-lo plo esforço e dizer que não será em vão....toda semente plantada germina....poucas não vãoa frente!